terça-feira, janeiro 24, 2006

Normas da APA

Livros
Sobrenome do autor, iniciais. (ano de publicação). Título completo. Local da publicação: Editora.

Gomide, P. I. C. (1999). Menor infrator. A caminho de um novo tempo (2ª ed.). Curitiba: Juruá.

  • Toda edição que não seja a primeira deve ser citada entre parênteses, logo após o título do livro.
  • As referências citadas no texto devem ser listadas em ordem alfabética por sobrenome do primeiro autor na seção de essas referências bibliográficas.
  • Ao escrever o título completo, somente a palavra inicial deve estar em maiúscula (no entanto, nomes próprios e a primeira palavra após dois pontos também devem iniciar com maiúscula).
  • Quando um autor foi citado por diferentes obras, organize-as em ordem cronológica de publicação.
  • Quando um autor foi citado por uma obra de autoria exclusiva e também por obras com outros autores, organize as referências da seguinte maneira: primeiro dê as referências das obras de autoria única; depois, as de autoria múltipla, sempre seguindo o critério de ordem alfabética, no caso do segundo autor; e, mais tarde, se for o caso, do terceiro autor etc.
  • A primeira linha de uma referência, assim como as subseqüentes, devem estar recuadas em três espaços em relação à primeira linha, ou seja, devem ser iniciadas embaixo da 4ª letra da primeira linha.
  • Para a digitação das referências, o entrelinhamento deve ser reduzido em relação às demais partes do relatório.


Capítulos de livros
Sobrenome do autor, iniciais. (ano de publicação) Título do capitulo. Em Iniciais e sobrenome do organizador (Org.), Título completo do livro (página inicial-página final do capitulo). Local da publicação: Editora.

Abib, J. A. D. (1982). Skinner, materialista metafísico? Never mind, no matter. Em B. Prado Júnior (Org.), Filosofia e comportamento (pp. 92-109). São Paulo: Brasiliense.

Banaco, R. A. (1995). Adolescentes e terapia comportamental. Em B. Rangé (Org.), Psicoterapia comportamental e cognitiva (pp. 143-148). Campinas: Editorial Psy.

Artigos de periódicos
Sobrenome do autor, iniciais. (ano de publicação). Título do artigo. Título do periódico, volume (número), página inicial-página final. Informar número, entre parênteses e em seguida do volume, apenas quando a paginação reinicia a cada número (e não a cada volume, como é a regra geral).
Botomé, S. P. (1979). A quem nós, psicólogos, servimos de fato? Psicologia, 5(1), 1-15.
Weber, L, N. D. (1997). Brésil: Un drame en grande échelle. Le Journal des Psychologues, 153, 44-47.

Trabalhos apresentados em congressos com registro em anais ou cadernos de resumos
Tratar como publicação de livro, informando sobre o evento de acordo com as informações disponíveis em capa.
Sobrenome do autor, iniciais. (ano da apresentação). Título do trabalho. Em Organizador do congresso (Org.), Título da publicação (páginas). Local do congresso: Editora.
Machado, L. M. C. M. & Ferrara, M. L. D. (1987). Controle pela conseqüência na ontogênese do comportamento. Em Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.), Anais da XVII Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto: SBP.
Weber, L. N. D. (1996). Children without family in Brazil [Resumo]. Em lnternational Union of Psychological Science (Org.), Abstracts of lhe lnternational Congress of Psychology (p. 124). Montreal, Canadá: Erlbaum, Taylor & Francis.

Trabalhos apresentados em congresso mas não publicados
Sobrenome do autor, iniciais. (ano de apresentação do trabalho, mês). Título do trabalho. Trabalho apresentado em Nome do congresso, local.
Ingberman, Y.K.; Weber, L. N. D. & Lhör, S. S. (2000, outubro). Educação para a não-violência: o que o psicólogo pode fazer? Trabalho apresentado no 1º Congresso de Humanidades. Curitiba.

Trabalhos não publicados
Somente inclua alguma citação de trabalhos não publicados se esta for realmente indispensável.
Sobrenome do autor, iniciais. (ano de realização do trabalho). Título do trabalho. Afiliação do autor e indicação de que é um trabalho não publicado.
Weber, L. N. O.; Mafessoni, O. E. S. & Silva, A. L. (1995). Determinação do nível operante, modelagem, nível de saciação e extinção da resposta depressão à barra de um hooded rat. Trabalho não publicado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Monografias, dissertações e teses não publicadas
Sobrenome do autor, iniciais. (ano de defesa). Título do trabalho. Indicação do tipo de trabalho, Instituição, local.

Prada, C. G. (2002). A família, o abrigo e o futuro: Análise de relatos de crianças que vivem em instituições. Dissertação de Mestrado não publicada, Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Infância e da Adolescência, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR.

Autoria institucional
Nome da instituição. (data da publicação). Título da obra. Local: Editora.
Conselho Federal de Psicologia (1995). Psicologia no Brasil: Direções epistemológicas. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.

Artigos em jornais e revistas não científicos com autor
Lembre-se de que tais artigos devem ser usados parcimoniosamente, isto é, quando você não encontrar tópicos do assunto em revistas científicas.
Sobrenome do autor, iniciais. (ano de publicação, dia e mês). Título do artigo. Título da revista ou jornal, página inicial-página final.
Rosa, A. O. (1996, 18 de setembro). Laços de ternura. Veja, p. 75.

7. 10 Artigos em jornais e revistas não científicos sem autor
Título do artigo. (ano de publicação, dia e mês). Título da revista ou jornal, página.
Pesquisa da Federal do Paraná mostra que os filhos adotivos são felizes (1996, 8 de setembro). Gazeta do Povo, p. 4,

7.11 Comunicações pessoais sem registro
Este tipo de referência deve ser evitada. Se inevitável, deve aparecer apenas no texto e não nas referências bibliográficas.
J. C. Todorov (comunicação pessoal, 30 de outubro de 1990).

7.12 Obra no prelo
Respeite a ordem alfabética de nomes e coloque como a última referência do autor, no caso de já ter incluído outras publicações do mesmo autor. Não coloque o ano, volume ou número de páginas até que o artigo esteja publicado.
Camargo, D. (no prelo). Emoção, primeira forma de comunicação. Interação.

7. 13 Informações obtidas na lnternet e World Wide Web (WWW)

  • Um e-mail pessoal deve ser citado como uma comunicação pessoal.
  • Para citar uma Homepage na íntegra, basta incluir o endereço do mesmo no texto entre parênteses, sem necessidade de listá-lo nas Referências. Por exemplo: (www.apa.org) .
  • Um artigo da revista American Psychologist:
    Jacobsoni, J. W.; Mulick, J. A. & Schwartz, A. A. (1995). A history off a facilitated communication: Science, pseudoscience, and antiscience: Science working group on facilitated communication. American Psychologist, 50, 750-765. Obtido em 25 de janeiro de 1996 do World Wide Web: http://www.apa.org/]ournals/jacobson.html.
  • Um artigo de jornal:
    Sleek, 5. (1996, Janeiro). Psychologists build a culture of peace. APA Monitor, p. 1,33 [Newspaper, selected stories on une]. Obtido em 25 de janeiro de 1996 do World Wide Web: http://www.apa.org/monitor/peacea.html.

    7.14 Citações e transcrições

    Geralmente são necessárias citações para ilustrar ou apoiar o que se afirma.

    Uma citação é direta quando se transcreve exatamente as palavras
    do autor, e é indireta quando nos referimos às suas idéias,
    através de paráfrases (desenvolvimento do texto de um livro conservando-se as
    idéias originais) e da condensação (síntese dos dados retirados de uma fonte,
    sem alterar o pensamento do autor).

    • As referências devem ser citadas no texto indicando o sobrenome do autor, seguido pelo ano da publicação, entre parênteses. Por exemplo: Skinner (1938) apontou que (...). No entanto, outros autores (Machado, Matos & Ferrara, 1984) indicam que (...).
    • Utilize o "e" quando referir-se diretamente ao nome dos autores e utilize "&" quando colocar os nomes entre parênteses, como indicado a seguir: Gomide e Trindade (1987) mostraram que o autoconceito (...). Ou desta forma: ...menores infratores foram entrevistados com o objetivo de avaliar seu autoconceito (Gomide & Trindade, 1987).
    • Quando uma citação referir-se a dois autores, cite sempre os dois.
    • Quando a citação referir-se a três ou até cinco autores, cite todos na primeira menção, e em citações subseqüentes mencione somente o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão e cols., colocando o ano da publicação. Por exemplo: Sidman, Kirk e Wilson-Morris (1985) na primeira citação e Sidman e cols. (1985) nas citações seguintes.
    • Com seis ou mais autores, desde a primeira citação, somente o sobrenome do primeiro autor é mencionado, seguido de e cols.
    • No caso de três ou mais autores, se a forma abreviada gerar aparente identidade de dois trabalhos em que os co-autores sejam diferentes, os co-autores devem ser explicitados até que a ambigüidade seja eliminada.
      • Os trabalhos de Capovilla, E. O.; Raphael, W. D.; Guedes, M.; Macedo, E. C.; Duduchi, M.; Capovilla, A. G. S. e Aligieri, S. (1995) e Capovilla, E. O.; Raphael, W. D.; Macedo, E. O.; Duduchi, M. & Santos, A. O. (1995) são citados da seguinte maneira: Capovilla, Raphael, Guedes e cols. (1995) e Capovilla, Raphael, Macedo e cols. (1995) verificaram que...
    • No entanto, lembre-se de que nas referências todos os nomes são relacionados.
    • A data mencionada no texto e nas referências bibliográficas deve ser aquela da edição usada pelo autor. Caso seja absolutamente importante indicar a data original da edição da obra, faça-o ao final da referência. Por exemplo: Tradução brasileira do original de 1911 ou Originalmente publicado em 1953.
    • Ao transcrever o trecho de uma obra, faça-o entre aspas e, ao final da transcrição, cite a página onde se encontra o trecho. Por exemplo: O psicólogo, quando atua como cientista do comportamento, investiga, descreve e/ou aplica princípios e leis do comportamento? (Danna & Matos, 1982, p. 28).
    • Se o texto transcrito ultrapassar três linhas, utilize as mesmas regras, mas faça a transcrição em parágrafo distinto, recuada na margem esquerda, de preferência com tipos menores e sem aspas.
    • Uma citação de fonte secundária somente deve ser utilizada quando for realmente indispensável, pois, do contrário, isto seria mencionar um trabalho que o autor apenas pode conhecer por citação de outro trabalho. Por exemplo: Cunha (1976, citado por Fagundes, 1982) sugeriu quatro características necessárias a uma linguagem científica: objetividade, clareza e exatidão, concisão, e ser afirmativa ou direta.
      • Nas referências bibliográficas, citar apenas a obra consultada (no caso, Fagundes, 1982).


    8. Figuras e tabelas:
    deverão ser elaboradas segundo os padrões definidos pela APA e vir em folhas separadas, com as respectivas legendas e títulos.
    Os títulos das tabelas deverão ser colocados no alto das mesmas e das figuras deverão ser colocadas abaixo das mesmas.
    Deverá ser indicado no corpo do texto o local aproximado onde as tabelas e figuras deverão ser incluídas. Indica-se a utilização de Word for Windows ou Excell para a construção das figuras e tabelas.
    Cada figura deve ser salva separadamente do texto e não deverão ser utilizadas cores em sua confecção, somente matizes de branco, preto e cinza (podendo haver padrões diferenciados).

    9. Folha de anexos:
    qualquer material adicional deverá ser apresentado em uma nova página, após as referências bibliográficas. As páginas devem ser identificadas por letras maiúsculas.

    Verifique todos os itens das Normas para Publicação antes de enviar o seu manuscrito. O processo de avaliação, e possível publicação, serão muito mais rápidos. Envie para o endereço postal da revista ou submissão online.


11 comentários:

Maristela disse...

Adorei esta página.Foi muito útil.

Unknown disse...

Também adorei as "Normas da APA", já indiquei a página para os amigos!

*Vivis* disse...

Muito Bacana!

Unknown disse...

Estou com dúvidas em relação a margens, espaçamento, capa... formatação do trabalho. Podem me ajudar???
bjsss

Sandra disse...

projeto para tese...nas normas da APA...mas ñ estou conseguindo a formatação do texto em si....tipo espaçamentos entre linhas, fonte, espaçamento nos titulos e subtitulos...poderiam me dar uma ajuda...meu e-mail é
sandrasoviedo@hotmail.com

Socorro disse...

Socorro
projeto para dissertação...nas normas da APA...mas ñ estou conseguindo a formatação do texto em si....tipo espaçamentos entre linhas, fonte, espaçamento nos titulos e subtitulos...citações e bibliografia, poderiam me dar uma ajuda...meu e-mail é
soelro@yahoo.com.br

Marisa disse...

Ola, minha dúvida é com relação a formatação do texto (dissertação): margens, espaçamento, capa... Não consegui abrir o link. Se puder me enviar, agradeço!
email: marisinha_as@hotmail.com

Maria Souza disse...

Gostei das normas do modelo APA e ficaria agradecida se determinassem o tamanho da fonte e o espaçamento entre linhas que se deve usar no corpo da dissertação!

Unknown disse...

Os dados obtidos nesta pagina foi de extema utilidade hj, mais ainda estou tendo duvidas referente a formatação do trabalho... E tenho doi projetos pra entregar no drcorrer do mes, se poder me dar uma ajudar, seria muito grata...

Unknown disse...

GOSTEI DESSA PARTE DAS NORMAS...MAS GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM TEM AS NORMAS COMPLETAS PARA EU SABER A PARTE GRAFICA COMO EXEMPLO> TIPO DE LETRA, TAMANHO, ESPAÇOS, TAMANHO DAS FONTES DAS CITAÇOES ENTRE OUTRAS

Unknown disse...

projeto para dissertação...dentro das normas da APA...mas ñ estou conseguindo a formatação do texto, tipo espaçamentos entre linhas, fonte, espaçamento nos titulos e subtitulos, capa, citações e bibliografia, poderiam me dar uma ajuda...obrigada meu e-mail Lu.rasmussen@terra.com.br