terça-feira, janeiro 03, 2006

Aula SPSS Parte II

Exercício 2

Faça o download dos arquivos, abrindo-os com o spss.

1.Permitir que a filha durma em casa com o namorado

1.1. Abra a base de dados dormir.sav.
1.2. Usando o menu Analysis/Frequencies , identitifique o número total , a distribuição por gênero, as faixas de idade a situação civil dos participantes.
1.3. Use um procedimento semelhante ao anterior e identitifique as respostas relativas à permissão, ao tempo de namoro, ao grau de confiança na filha e no namorado e à influência da idade da filha.
1.4. Identifique a distribuição das respostas relativas ao tipo de relacionamento com o namorado da filha
1.5. Identifique a distribuição das respostas relativas à frequência com que o namorado dorme no quarto da filha
1.7. Pais e mães diferem no grau em que eles permitem que a filha durma com o namorado no quarto ? Lembre-se que vc deve comparar a média de duas grupos e que a amostra é independente.
1.8. Pais e mães diferem no grau de confiança em relação à filha e o namorado ?
1.9. Pais e mães diferem na avaliação que fazem a respeito dos pais que permitem que as suas filhas durmam com namorado no quarto ?
1.10. Pais e mães diferem no grau de relacionamento com o namorado da filha ?
1.11. Reflita globalmente sobre os resultados obtidos nas análises anteriores e procure concluir sobre a atitude dos pais em relaçao às filhas levarem os namorados para dormir em casa.

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2. Escolha do objeto amoroso 2.1. Abra a base de dados obj_amor.sav 2.2. Qual a a média, o mínimo, o máximo e o desvio-padrão da idade dos participantes. 2.3. Identifique os três fatores que mais inflenciam na escolha do objeto amoroso. 2.4. Identifique os três fatores que menos inflenciam na escolha do objeto amoroso. 2.5. Em quais fatores o gênero interfere na escolha do objeto amoroso. 2.6. Em quais fatores o grau de escolaridade interfere na escolha do objeto amoroso. 2.7. Reflita globalmente sobre os resultados obtidos nas análises anteriores e desenvolva uma conclusão sobre os padrões de escolha do objeto amoroso. 3. Avaliação das últimas manifestações estudantis 3.1. Abra a base de dados estudant.sav 3.2. Identifique se existe alguma diferença significativa na avaliação da atuação do prefeito, do governo do estado, da SETEPS e do senador ACM. Use o paired t test, definindo tantos pares quantos forem necessários. 3.3. Identifique se existe alguma diferença significativa na avaliação da atuação do BATV, Balanço Geral, Correio da Bahia e A Tarde. 3.4. Identifique se existe alguma diferença significativa na avaliação da Polício Militar e da Tropa de Choque. 3.5. Identifique se existe alguma diferença significativa na avaliação dos passageiros de ônibus, pedestres, motoristas de ônibus e de carros de passeio. 3.6. Identifique se existe alguma interação entre o fato do participante estudar em escola pública ou particular e ter ou não participado das manifestações e a avaliação da prefeitura e do governo do estado 3.7. Avalie como estudantes das escolas públicas e particulares que participaram e não participaram das manifestações avaliaram a participação dos estudantes das escolas públicas e particulares. 3.8. Avalie como estudantes das escolas públicas e particulares que participaram e não participaram das manifestações avaliaram a estratégia de parar os ônibus. 3.9. Reflita globalmente sobre os resultados obtidos nas análises anteriores, procurando responder em que sentido estudantes de escolas públicas e particulares se assemelham e diferem nas avaliações que fazem dos atores envolvidos nas últimas manifestações estudantis. 2. Uma faculdade de psicologia realizou um estudo com o objetivo de determinar o perfil dos seus alunos e das diversas disciplinas oferecidas durante o curso. A base de dados, com as respostas de todos os participantes, encontra-se no arquivo psicolog.sav. A primeira variável da base de dados é genero, codificado 1 para sexo masculino e 2 para feminino. A seguir você encontrará os resultados dos estudantes, em uma escala de 0 a 5, para cada uma das seguites disciplinas: psicopat(ologia), historia (da psicologia), (tecnica de) exames, (teorias e) sistemas, aconselh(amento), desenv(olvimento), (tecnica de) pesquisa, epistemo(logia), social, escolar e trabalho. Inicialmente, usando a análise dos componentes principais, procure reduzir as várias disciplinas a um número aceitável de fatores e, em seguida, use o alpha de Crombach para avaliar o grau de consistência interna de cada um desses fatores. 3. Usando a mesma base de dados do exercício anterior, elabore a matriz de correlação, identificando quais as disciplinas que estão correlacionadas entre si. Em seguida, realize uma regressão múltipla (método enter), obtenha o r2 ajustado e identifique as variáveis que melhor predizem o resultado na disciplina técnica de pesquisa. Em seguida, use o método stepwise para identificar as variáveis que predizem o resultado na disciplina técnica de aconselhamento psicológico e o r2 ajustado. Interprete os resultado das regressões.

Um comentário:

Unknown disse...

Antes de mais nada, parabéns pelo site. Os exercícios são extremamente úteis e ilustrativos.

Você possui mais alguma aula on-line (só encontrei a I e II do SPSS)?

Por sinal, o link para o arquivo dormir.sav não está funcionando. Gostaria de ter acesso a tal para fazer os exercícios. Como faço para obter esse arquivo?

Parabéns e bom trabalho!