terça-feira, janeiro 03, 2006

Aula SPSS

Aula baseada em material elaboradopelo professor Marcos Emanoel Pereira DEZ/2003

Exercício 1
PASSO 1 Faça o download do arquivo
ferias1.sav
(clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção "salvar destino como". Observe o local - pasta amarela - onde ele ficará gravado).

PASSO 2 Vá à tal pasta amarela e clique duas vezes no arquivo
ferias1.sav para abri-lo com o SPSS

Agora o exercício.
Enunciado
1. Uma agência de turismo fez uma pesquisa com o objetivo de determinar o perfil da clientela e orientar as futuras campanhas publicitárias. A empresa estava procurando identificar o destino preferido elos clientes, levando em consideração duas variáveis: o gênero e a faixa etária. O arquivo
ferias1.sav mostra os dados brutos desta pesquisa.

Observe que a primeira variável é o gênero, e ela já está codificada assim: 0 para masculino e 1 para feminino.
A segunda variável é a idade, e essa você deverá recodificar, criando três faixas etárias, para tanto, siga os seguintes passos:

PASSO 3 Clique nos comandos: Transform -> Recode -> Into different variables (Transforme, recodifique, em novas variáveis). Uma tela se abrirá. Clique na variável "idade" e em seguida na seta que aponta para a direita. A variável deve se mover para o quadro seguinte. Ao lado dela haverá uma interrogação"?". Isso significa que você deverá dar um nome novo para ela. Vamos escolher, então, "idade2". Esse nome deve ser escrito no quadrinho chamado NAME que está na parte superior direita. Para confirmar o batismo, clique em "change" que significa "mudar".


PASSO 4 Clique em "Old and new values" que quer dizer "valores antigos e novos". No novo quadro que se mostra, deveremos colocar as idades antigas e os novos números que queremos dar a elas. Lembre que são três faixas etárias, então daremos o número 1 para pessoas que têm entre 17 e 26 anos, o número 2 para quem está entre 35 e 44 anos e, finalmente o número 3 para aqueles entre 60 e 69 anos. No SPSS isso é feito assim:


Observe que - no lado esquerdo da tela - a palavra "Range" aparece 3 vezes. Escolha a do meio e clique na bolinha ao lado dela. Aparecem as palavras "Lowest through", ou seja "do menor até". Você deverá escrever ai o número 26 (de 17 a 26, lembra?) e depois, do lado direito, onde tem escrito "value", coloque o número 1 e clique no botão"ADD". Você acabou de dizer ao computador "todas as idades abaixo de 26 agora será 1".
Para continuar, clique na bolinha do lado do primeiro "Range" e a palavra "through" aparecerá. Escreva 35 antes dela e 44 depois. (Não há pessoas entre 27 e 34 anos nessa amostra, então não corremos os risco de deixar ninguém de fora, certo?). Em "value" coloque o novo valor que é "2" e clique no botão"ADD". O comando que você deu agora foi "todas as idades de 35 a 44 anos se chamarão 2".
Falta a faixa de 60 a 69 anos. Clique no terceiro "Range" e as palavras "through highest" (até o mais alto) aparecerão. Escreva o número 60 antes delas e em "value" escreva 3, depois clique no botão"ADD", no botão"Continue" e depois em "OK". Assim, "todas as idades acima de 60 serão 3" A nova variável está criada!



PASSO 5 DANDO NOME ÀS VARIÁVEIS NOVAS

Para dar um nome à nova variável, clique duas vezes no nome dela, "idade2". A tela que se abrirá tem a opção "values" (valores). Temos os números 1, 2 e 3 para batizar. Sabendo que o número 1 se refere aos mais jovens, então escreva 1 em "value" e "jovens" em "value label" (rótulo da variável). Clique em "ADD". Siga o mesmo procedimento: escreva 2 em "value" e "meia idade" em "value label" (rótulo da variável). Clique em "ADD". escreva 3 em "value" e "terceira idade" em "value label" (rótulo da variável). Clique em "ADD". Pronto, suas variáveis foram batizadas.

PASSO 6: ANALISANDO A FREQUÊNCIA DOS DADOS
Já temos as variáveis "sexo" e "idade" em condições de serem analisadas. A terceira variável é o destino preferencial do participante, codificado como 1 (praia), 2 (campo) e 3 (ficar em casa descansando). Para analisar os dados, faça assim:

Analyse -> Descriptive Statistics -> Frequencies
Escolha as variáveis "sexo" "idade2" e "ferias"
No botão "statistics" escolha as opções Mean, Median, Std deviation e Quartiles (média, mediana, desvio padrão e quatis)
Em "charts" escolha "Bar charts" (gráfico de barras) e depois "continue" e "OK"

Dê uma olhadinha nas frequencias apresentadas. Veja o número de homens, mulheres, as diferentes idades e a preferência de cada um.

PASSO 7: FAZENDO UMA CORRELAÇÃO: CROSSTAB

Analyse -> Descriptive Statistics -> CrossTab
Escolha as variáveis "sexo" e "idade2" e coloque em "rows". A variável "ferias" deve ir para columns. Selecione "Display clustered bar charts" para solicitar um gráfico de barras.
No botão "statistics" escolha as opções Chi-square (qui-quadrado). Bo botão cells escolha observed expected e unstandarlized. Depois
"continue" e "OK". Observe os resultados e tente responder.

a) Qual o tipo de estatística apropriada para realizar as análises em questão ?
b) Existe algum efeito do gênero no destino preferencial de férias dos participantes da pesquisa ?
c) Existe algum efeito da faixa etária no destino preferencial ?
d) Com base nos resultados, o que você aconselharia aos donos da empresa ?

A AULA DE SPSS PARA O SEMESTRE IV TERMINA AQUI.

ESPERO QUE TENHAM APROVEITADO

VERENA

4 comentários:

Ester disse...

Gostaria de saber como fazer para ter um quadro de freq, % e % acumuladas com 3 ou 4 variáveis em vez de uma, mas sem fazer correlação entre elas, só mesmos os dados observados de várias váriáveis no mesmo quadro.

Verena Freire disse...

Olá, Ester. Obrigada pela visita.
Acho que o quadro que você fala pode ser conseguido com ANALYZE > GENERAL LINEAR MODEL > UNIVARIATE (ou bivariate, dá no mesmo).

Depois que você preencher a DEPENDENT VARIABLE e os FIXED FACTORES (que são as VIs), vá em OPTIONS e coloque todas as variáveis do lado direito e logo abaixo marque em DISPLAY a opção DESCRIPTIVE ESTATISTICS. O SPSS mostrará a tabela toda certinha, mas eu não sei se dá pra fazer em percentagem.

Manuela disse...

Olá! Gostaria de saber como acho o alpha de cronbach da escala total.

Verena Freire disse...

Olá, Manuela.
Para encontrar o Alpha faça o seguinte:
ANALIZE -> SCALE ->RELIABILITY ANALYSIS

Coloca todas as variáveis da escala para o outro lado.

Em STATISTICS marcar SCALE para o Alpha de toda a escala.

Recomenda-se marcar também ITEM e SCALE IF ITEM DELETED, assim será possível apagar itens para alcançar um alpha mais alto.

Espero ter ajudado.